Bem Vindo ao Guia completo do Multiefeitos Analógico VPS 300 PLUS

Aqui você vai encontrar todas as informações para obter o máximo de performance, segurança e conservação da sua pedaleira VPS-300 PLUS.

Mobirise

Agradecimentos da nossa equipe de engenharia.

Mobirise

Obrigado por confiar nos nossos produtos! Durante o processo de desenvolvimento nós tratamos de cuidar muito bem do som, do visual e da resistência da pedaleira para proporcionar estabilidade, desempenho e total versatilidade. Mesclamos tecnologias para construir um produto clássico e profissional. Sua pedaleira analógica VPS-300 PLUS foi carinhosamente produzida de maneira artesanal e com componentes eletrônicos selecionados. Nós esperamos que você se divirta muito e aproveite ao máximo todas as funções existentes na VPS 300 PLUS, seja em casa, no estúdio ou no palco.

Marcos Jardim

Fundador da VPS Vintage Pedal System

PRINCIPAIS FUNÇÕES DA VPS-300 PLUS

  • Pedaleira analógica com 8 efeitos, sendo até 3 simultâneos.
  • Sistema modular com jacks de entrada e saída individuais para cada módulo de efeitos.
  • Sistema de Bypass True-Buffer (Sem perda de sinal, sem ruído de chaveamento).
  • Permite salvar configurações do bypass e seleção dos efeitos em até 3 patches de memória.
  • Fonte de alimentação bi-voltagem automática de alta qualidade integrada.
  • Cabo de força removível de 3 metros de comprimento e cabos opcionais de 5 e 10 metros.
  • Lendário visual retrô com painel em aço inox escovado e laterais em madeira.
  • Controles precisos e de fácil operação.
  • Tecnologia Knob Sharing de compartilhamento de botões que promove um visual limpo e de operação simplificada.
  • Chassis super robusto confeccionado a Laser em aço inoxidável.
  • Design ergonômico que permite pisar nos footswitchs sem tirar o calcanhar do chão.

MODULARIDADE

A VPS 300 PLUS é uma pedaleira modular, ou seja possui módulos eletrônicos internos onde cada um tem a função de um pedal analógico totalmente independente, com conectores jacks de entrada e saída para cada um. Isso permite que o usuário utilize cada módulo como se fosse um pedal separado e da maneira como bem intender. Por exemplo: é possível utilizar apenas o módulo Distortion para sua guitarra e a sua saída envia-la a um amplificador, enquanto que o módulo Delay poderia ao mesmo tempo ser destinado ao uso de outro instrumento, como por exemplo uma guitarra acústica ou até mesmo um microfone e direciona-lo a outro amplificador. Também é possível conectar outros pedais de efeitos que o usuário já possua entre os módulos da pedaleira e aumentar a gama de possibilidades sonoras. Há também a possibilidade de trocar a ordem de conexão dos módulos através de cabos externos ligando a saída de um módulo á entrada de outro aleatoriamente para criar outras combinações. Mas se você preferir a ordem normalizada de fábrica não é preciso conectar nenhum cabo extra pois os módulos se conectam internamente de forma automática.

Outra característica dos módulos da VPS 300 PLUS é que cada um deles é capaz de reproduzir pelo menos 2 tipos de efeitos distintos (o módulo Modulation possui 4 tipos). É possível escolher um efeito por vez em cada módulo pois eles não são simultâneos. Para alternar entre eles basta manter pressionado o footswitch do módulo correspondente por cerca de um segundo. O mesmo footswitch se pressionado rapidamente tem a convencional função de Bypass que irá ligar ou desligar o efeito do módulo. A operação é muito simples e abordaremos com detalhes nos capítulos seguintes. 

KNOBS COMPARTILHADOS

Nós temos orgulho de apresentar outra peculiaridade importante dos módulos da VPS 300 PLUS (e que foi a razão de muitas horas de trabalho na engenharia do produto) que é o que chamamos de Knob Sharing. Trata-se do compartilhamento dos botões giratórios disponíveis em cada módulo para os efeitos que o módulo é capaz de gerar. Por exemplo: O módulo Modulation pode gerar quatro efeitos de modulação diferentes que o usuário pode escolher e alternar entre eles. São estes o Flanger, Chorus, Phaser e Tremolo e a grande sacada é que temos apenas 3 Knobs no módulo para controlar os parâmetros dos quatro efeitos. Isso apesar de parecer óbvio não é algo comum em pedaleiras analógicas (em pedaleiras digitais isso pode ser comum e simples de implementar devido ao fato de os botões giratórios não controlarem diretamente os efeitos. Ao invés disso existem funções programáveis atribuídas aos botões de acordo com os efeitos selecionados). Em sistemas analógicos geralmente cada tipo de efeito possui seus próprios botões, já que cada um precisa estar diretamente conectado ao respectivo circuito unicamente e nesse caso se não fosse a tecnologia Knob Sharing desenvolvida pela VPS teríamos não apenas 3 mas 12 botões giratórios apenas nesse módulo, criando um certa confusão e aumentando o espaço físico. O compartilhamento dos botões mantém o visual limpo e ao mesmo tempo promove uma operação simplificada e intuitiva da pedaleira. 

EFEITOS DISPONÍVEIS:

A VPS 300 PLUS possui 3 módulos analógicos internos, cada um capaz de gerar 2 ou mais efeitos. São estes os módulos: Distortion, Modulation e Delay. Temos 2 tipos de efeitos em Distortion, 4 tipos de efeitos em Modulation e 2 tipos de efeitos em Delay. No total são 8 efeitos disponíveis, distribuídos por categorias, conforme listado abaixo. Podemos ativar um efeito por vez em cada módulo obtendo até 3 simultâneos.

EFEITOS DO MÓDULO DISTORTION
No módulo Distortion existem dois tipos de efeitos de distorção, onde é possível alternar entre um ou outro mantendo pressionando o Foot Switch correspondente por mais de 1 segundo. São denominados de OVER DRIVE e HI-GAIN:

  • OVER DRIVE Distorção suave que acompanha a dinâmica de execução musical, sons levemente saturados como os de um AMP valvulado. Ideal para bases rítmicas.
  • HI-GAIN Distorção de alto ganho, sustentação duradoura e definição harmônica. Ideal para solos e bases de rock pesado por exemplo.

EFEITOS DO MÓDULO MODULATION
No módulo Modulation existem quatro tipos de efeitos de modulação, onde é possível alternar entre eles mantendo pressionando o Foot Switch correspondente por mais de 1 segundo. São denominados de  FLANGER, CHORUS, PHASER e TREMOLO:

  • FLANGER Introduz o tradicional efeito de “avião a jato” ao som da guitarra. Dependendo dos ajustes também pode recriar sons micro-reverberados, ecos curtos e suaves vibratos.
  • CHORUS Produz um efeito coral com multiplicidade de sons, promovendo a sensação de notas e acordes dobrados, preenchendo e enriquecendo o som do instrumento. Vibratos também podem ser observados com o ajuste de intensidade mais elevado.
  • PHASER Esse phase-shifter eletro-óptico de 4 estágios promove um deslocamento de fase bidirecional modulado e promove uma sonoridade vintage de phaser.
  • TREMOLO Clássico tremolo óptico, com extensa variação de velocidade e profundidade, capaz de promover modulações de volume que vão desde pulsações leves à violentas vibrações.

EFEITOS DO MÓDULO DELAY
No módulo Modulation existem dois tipos de efeitos baseados em atrasos, onde é possível alternar entre eles mantendo pressionando o Foot Switch correspondente por mais de 1 segundo. São denominados de  SPRING REVERB e ECHO:

  • SPRING REVERB Unidade de reverberação que recria eletronicamente a sonoridade de um “Reverb-Tank” ou seja, uma caixa reverberadora eletro-mecânica de molas, geralmente encontradas no interior de alguns excelentes amplificadores valvulados famosos.
  • ECHO Unidade de eco de até 350ms de atraso com ajuste de altas taxas de feedback e controle de mix. Possui sonoridade vintage e faixa passante de frequências ajustada de forma similar a um eco clássico de fita analógica.

Site em construção

Em breve um conteúdo completo para você.

© Copyright 2020. Todos os direitos Reservados.

How to set up a site - Click now